A primeira edição da Avaliação Nacional da Educação Infantil (ANEI) começará a ser realizada em 2016 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). A ANEI será aplicada a cada dois anos, nas creches e pré-escolas, a exemplo do que já ocorre com a Prova Brasil, que compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
 
Serão considerados indicadores em áreas como oferta de vagas, infraestrutura, recursos pedagógicos, gestão e perfil dos educadores e profissionais.
 
O objetivo da Avaliação Nacional da Educação Infantil é executar diagnósticos sobre as condições de oferta da educação infantil pelos sistemas de ensino no Brasil, aferindo os indicadores citados e também condições de acessibilidade, entre outros.
 
Outro propósito é oferecer subsídios aos sistemas de ensino para a construção de políticas públicas que possibilitem melhoria na qualidade da educação infantil.
 
A ANEI será aplicada através de questionários, a serem preenchidos por gestores e profissionais de instituições e sistemas de educação infantil. Serão então construídos os indicadores de qualidade, estabelecidos na matriz de referência da avaliação.
 
Haverá uma divulgação preliminar dos resultados, somente para as escolas, e depois para os municípios, estados e demais interessados.
 
A construção da Avaliação Nacional da Educação Infantil é prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece, em sua Meta 1, item 1.6: “avaliação da educação infantil, a ser realizada a cada dois anos, com base em parâmetros nacionais de qualidade, a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, entre outros indicadores relevantes”.
 
Matriz de indicadores – O núcleo do processo de construção da ANEI foi a formulação dos indicadores. Abaixo alguns exemplos de indicadores, de acordo com as várias dimensões que serão consideradas:
 
Acesso/oferta – Proximidade da escola à residência / Quantidade de criança por professor
Infraestrutura – Acesso a água filtrada / Limpeza dos espaços
 
Recursos pedagógicos – Disponibilidade de livros de educação infantil (diversidade, acessibilidade, conservação)
 
Profissionais da educação infantil – Regime de contrato, jornada de trabalho, plano de carreira do profissional docente
 
Gestão do sistema – Políticas e orientação municipais para a educação infantil / Sistema de distribuição da alimentação