As primeiras atividades do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, em 2018, já estão definidas. O calendário foi proposto pela Oficina Municipal, organização contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para coordenar e implementar o Programa nos seis municípios parceiros.
 
As primeiras visitas técnicas, em cada um dos seis municípios parceiros, aconteceram entre os dias 22 e 24 de janeiro. Foram portanto visitados os municípios de Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. Participaram das reuniões os gestores e equipe técnica das redes municipais de Educação Infantil.
 
Na segunda quinzena de fevereiro acontecerá o primeiro encontro regional, com a participação de representantes dos seis municípios, em local ainda a ser definido. Os encontros regionais acontecerão em outros momentos ao longo de 2018 e são um momento para discussão de dificuldades e avanços e alinhamento de diretrizes.
 
No primeiro ciclo do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, realizado entre 2015 e 2017 em três municípios de Pernambuco, o Projeto Político Pedagógico foi identificado como o fio condutor, como o instrumento que pode materializar nas unidades de Educação Infantil as metas e estratégias previstas nos Planos Municipais de Educação.
 
Foi então deflagrado um processo de elaboração ou reconstrução do Projeto Político Pedagógico, de forma participativa, em cada unidade de Educação Infantil dos três municípios parceiros: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
 
Como parte do processo de formulação do PPP, foi construído um Plano de Ação para as unidades de Educação Infantil. Posteriormente, prioridades identificadas foram inscritas no Plano Plurianual de cada um dos três municípios. O Plano Plurianual é o instrumento previsto na legislação que garante a destinação de orçamento público para as prioridades elencadas.