A campanha suprapartidária “Criança é Prioridade – Compromisso dos candidatos à prefeitura com os direitos da primeira infância”, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), teve continuidade em função do segundo turno das eleições municipais, que vão acontecer no dia 30 de outubro, domingo. Haverá segundo turno em 55 municípios.
 
Antes do primeiro turno, no dia 2 de outubro, 385 candidatos a Prefeituras assinaram compromissos com a Primeira Infância, estipulados no elenco de princípios da campanha “Criança é Prioridade”. Além disso, cerca de 90 conselhos municipais e 200 pessoas físicas manifestaram apoio aos termos da Campanha.
 
O estado do Ceará liderou o ranking de candidatos que assinaram os compromissos. Houve a adesão de candidatos em 72 municípios cearenses. No Ceará a RNPI tem o Instituto da Infância (IFAN) como secretaria executiva. Na capital, Fortaleza, a campanha recebeu a parceria do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ). Os sete candidatos à Prefeitura assinaram os compromissos de “Criança é Prioridade”.
 
Organizações e cidadãos ainda podem participar dessa mobilização nacional, se inscrevendo através do site da RNPI www.primeirainfancia.org.br – e receber o material, que inclui a carta e o termo de compromisso para entregar aos candidatos, um guia informativo da campanha, e imagens para promover os direitos das crianças que podem ser compartilhadas através das redes sociais. No site, há também um mapa do Brasil que informa sobre os candidatos que assinaram o compromisso.