No dia 23 de novembro, quinta-feira, das 10 às 12 horas, o coreto do Museu da República, no Rio de Janeiro, foi o palco para a Roda de Conversa Cultura e Primeira Infância”. A organização e promoção foram do Grupo de Trabalho Cultura e Primeira Infância, da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).
 
De acordo com a RNPI, estiveram em debate questões como: Como as crianças na primeira infância aprendem e produzem cultura? Como os adultos podem organizar ambientes que propiciem a experimentação artística pelas crianças? E as cidades tem oferecido às crianças na primeira infância espaços adequados para o brincar, o contato com a natureza e com a arte?
 
O evento, gratuito e realizado no formato de aula aberta, foi direcionado a estudantes e profissionais da educação infantil, artistas, pensadores sobre a cultura, famílias e demais interessados no tema. O Museu da República fica na Rua do Catete, 153, Catete, no Rio de Janeiro.
 
Os participantes da mesa foram: a especialista em educação infantil Suzana Soares, da Aliança pela Infância; o ator e diretor Luiz André Cherubini, do Grupo Sobrevento; e a antropóloga Rita de Cácia Oenning da Silva, da organização Shine a Light, além de outros integrantes do GT Cultura. O encontro contou também com uma apresentação artística do músico Márcio de Camillo, cujo mais recente trabalho, a série Crianceiras, musicou poemas de Manoel de Barros e Mario Quintana para o público infantil.
 
O evento foi uma realização do GT Cultura e da Secretaria Executiva da Rede Nacional Primeira Infância / CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, e contou com o apoio do Museu da República e apoio institucional da Fundação Bernard van Leer e Instituto C&A.
 
O GT Cultura é um dos Grupos de Trabalho da Rede Nacional Primeira Infância e é composto pelas organizações: La Casa Incierta, CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, Aliança pela Infância, Grupo Sobrevento, Instituto Avisa Lá, IPA – Brasil, Shine a Light, Mostra Internacional de Cinema Infantil de Florianópolis, Festival Internacional de Linguagem, Papo de Pracinha e ComKids.