No dia 31 de agosto, as três candidaturas à Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho (PE) participaram de um encontro histórico com a área da educação da cidade. Foi mais uma de muitas iniciativas em curso em todo país, direcionadas para o debate de propostas para a educação, e sobretudo na educação infantil, no contexto das eleições municipais de 2 de outubro.
 
Em Cabo de Santo Agostinho estiveram presentes representantes das três candidaturas à Prefeitura: Betinho Gomes (da coligação A Mudança Verdadeira), Lula Cabral (da coligação Frente Popular do Cabo, representada pelo candidato a vice, Clayton Marques) e Gleydson Goes (do PSOL).
 
Mais de 700 pessoas lotaram a quadra de uma escola municipal, entre gestores, professores, alunos, famílias, comunidade em geral e candidatos à Prefeitura e ao Legislativo Municipal. O propósito central do evento foi divulgar o Plano Municipal de Educação de Cabo de Santo Agostinho aos candidatos, para que eles assumissem o compromisso de implementar as metas e estratégias nele contidas, incluindo aquelas relacionadas à educação infantil.
 
Compromissos com a educação infantil – O encontro em Cabo de Santo Agostinho é um dos muitos que estão sendo realizados em todo Brasil, para marcar o compromisso de candidatos à Prefeitura e Câmaras Municipais com a educação em geral e a educação infantil em particular.
 
A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), por exemplo, está conduzindo a campanha suprapartidária “Criança é Prioridade – Compromisso dos candidatos à prefeitura com os direitos da primeira infância”. No marco desta campanha, a RNPI promoveu eventos com candidatos às Prefeituras de Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Natal (RN).
 
A campanha da RNPI fez um convite aos candidatos às Prefeituras, para que assinassem um termo de compromisso com três pontos principais: 1. Priorizar os direitos das crianças no seu plano de governo. 2. Elaborar um diagnóstico da situação da primeira infância no município. 3. Elaborar, implementar e acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância.
 
Segundo a RNPI, no dia 26 de setembro já tinham assinado o termo de compromisso 170 candidatos a Prefeituras nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.