A participação do movimento social na defesa da educação infantil brasileira é o tema geral do XXXII Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil (MIEIB), que será realizado entre os dias 22 e 23 de setembro em Curitiba (PR).
 
A programação do evento começa no dia 22 com um Fórum do MIEIB, reunindo os fóruns estaduais. Na mesma data, à tarde, será promovida a mesa “A Educação Infantil no âmbito das políticas educacionais”. À noite, mais uma mesa, sobre “Avaliação da educação infantil”.
 
Na manhã do dia 23 de setembro, será a vez da mesa “Base Nacional Comum Curricular – Currículo e implicações nas propostas pedagógicas”. O Encontro Nacional termina à tarde, com a Mesa “Profissionais da Educação Infantil: formação e carreira” e a discussão e aprovação da Carta de Curitiba, com propostas para avanços na educação infantil no Brasil.
 
Criado em 1999, o Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil (MIEIB) tem entre os seus objetivos os de promover a mobilização e articulação nacional no campo da educação infantil, junto aos organismos responsáveis ou representativos do setor no plano nacional, e divulgar para a sociedade brasileira uma concepção de educação infantil comprometida com os direitos fundamentais das crianças e com a consciência coletiva sobre a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano.
 
Entre seus princípios básicos estão a garantia de acesso das crianças de 0 a 6 anos aos sistemas públicos de educação e o reconhecimento do direito constitucional das crianças de 0 a 6 anos (independentemente de raça, idade, gênero, etnia, credo, origem sócio-econômica-cultural etc.) ao atendimento em instituições públicas, gratuitas e de qualidade. A identificação da Educação Infantil enquanto campo intersetorial, interdisciplinar, multidimensional e em permanente evolução é outro princípio.
 
O Movimento Interfóruns tem promovido ou participado de várias ações pelo direito à educação infantil de qualidade no Brasil. O MIEIB foi copromotor já em 2006, com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação, por exemplo, da Consulta sobre Qualidade da Educação Infantil, coordenada por Maria Malta Campos, Rita de Cássia Coelho e Silvia H. Vieira Cruz.
 
Em todos os Encontros Nacionais, é divulgada uma Carta dos participantes, com as conclusões e propostas, sempre em sintonia com o cenário educacional brasileiro do momento em que são realizados. Os encontros estaduais, dos respectivos fóruns, também são muito ricos, com discussões aprofundadas sobre o panorama da educação infantil nesses estados.
 
A atuação dos Fóruns Estaduais é intensa. O Fórum em Defesa da Educação Infantil de Pernambuco, por exemplo, promove Seminários Estaduais de Educação Infantil. O X Seminário, em 2014, realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, teve como tema “Direito a Educação Inclusiva: desafios para a educação infantil”. O Movimento Interfóruns de Educação Infantil no Brasil tem sido um grande indutor, nesse sentido, de relevantes discussões sobre a educação infantil no país, e participou ativamente dos debates sobre o Plano Nacional de Educação e, recentemente, da Base Nacional Comum Curricular.