O Fundo Juntos pela Educação, constituído pelo Instituto Arcor Brasil e pelo Instituto C&A, teve o seu site na internet (www.juntospelaeducacao.com.br) totalmente remodelado. O destaque do novo site está na cobertura das atividades da mais nova iniciativa do Fundo, o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, lançado em abril deste ano, com apoio a ações em três municípios de Pernambuco: Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata.

 

O novo programa do Fundo Juntos pela Educação dará incentivo a ações relacionadas ao fortalecimento de estratégias para a Educação Infantil nos planos municipais de educação dos três municípios pernambucanos. O propósito é que os planos acolham e implementem ações visando a educação infantil de qualidade.

 

O site do Fundo Juntos pela Educação também detalha a trajetória das duas iniciativas anteriores, o Programa pela Educação em Tempo Integral, desenvolvido entre 2006 e 2010, e o Programa pela Educação Integral, implementado entre 2011 e 2013. Foram atividades que colocaram a educação integral no centro da agenda de escolas públicas e outros agentes de comunidades locais, de Campinas (SP) e municípios da Paraíba, Ceará e Pernambuco.

 

Um dos resultados do Programa pela Educação Integral foi a constituição da Rede Juntos pela Educação Integral. A missão da Rede é identificar, integrar e disseminar iniciativas e programas de organizações da sociedade civil e entidades públicas que promovam o direito ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens na perspectiva da co-criação de Comunidades de Aprendizagem e Comunidades Educadoras. As atividades da Rede Juntos pela Educação Integral também serão noticiadas regularmente pelo novo site do Fundo Juntos pela Educação.

 

O Fundo Juntos pela Educação foi constituído em agosto de 2004, pelo Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e Vitae – Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social, com a missão de prover recursos e estabelecer alianças para a educação de crianças, adolescentes e jovens. Posteriormente, em função do término de seu período de existência, Vitae deixou o Fundo. Mais de 30 mil crianças, adolescentes e jovens já foram beneficiados com os projetos apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação, em quase onze anos de atividades.