O lançamento da segunda fase do Programa Primeiro a Infância, do Fundo Juntos pela Educação, aconteceu no dia 20 de agosto, em São Lourenço da Mata. Os três municípios pernambucanos envolvidos mobilizaram-se para o evento, que marcou a reafirmação dos compromissos entre os parceiros.
 
A nova fase do programa terá como foco a construção participativa do Projeto Político Pedagógico de cada unidade escolar que trabalha com educação infantil das respectivas redes públicas municipais de educação.
 
Participaram do evento de lançamento da segunda fase do Programa Primeiro a Infância – educação infantil como prioridade, em São Lourenço da Mata, gestores públicos, diretores e professores de escolas de educação infantil dos três municípios, além de vereadores.
 
O prefeito de São Lourenço da Mata, Gino Albanez, sublinhou o apoio da iniciativa privada a ações pela melhoria da educação. O vice-prefeito de Camaragibe, João Bosco Gonçalves da Silva, ressaltou a importância da educação infantil, “a base da educação”
 
Compromissos reafirmados – O evento em São Lourenço da Mata reafirmou os compromissos dos parceiros com a implementação do Programa Primeiro a Infância – educação infantil como prioridade, do Fundo Juntos pela Educação.
Como lembrou o diretor da Oficina Municipal, José Mário Brasiliense Carneiro, a primeira fase do Programa, no primeiro semestre de 2015, foi a contribuição para o aprimoramento da construção dos Planos Municipais de Educação, que estabeleceram metas e estratégias para a Educação Infantil. “Agora estes Planos Municipais de Educação devem ser implementados, e o melhor instrumento para isso é o Projeto Político Pedagógico de cada escola”, observou José Mário Carneiro.
 
É através do Projeto Político Pedagógico (PPP), acrescentou Carneiro, que cada escola vai colocar em prática, de acordo com a sua realidade, as metas e estratégias previstas no Plano Municipal de Educação.
 
O Projeto Político Pedagógico, destacou Oneide Ferraz Alves, coordenadora técnica de implementação do Programa Primeiro a Infância – educação infantil como prioridade pela Oficina Municipal, é o documento que reúne as diretrizes e metas de cada escola, em conformidade com o que é indicado no Plano Municipal de Educação. O PPP inclui os recursos humanos e materiais que devem ser utilizados para que essas diretrizes e metas sejam alcançadas, em um determinado período de tempo.
 
A nova fase do Programa Primeiro a Infância – educação infantil como prioridade vai durar um ano e meio. A expectativa do Fundo Juntos pela Educação, que financia o Programa, é que até o final de 2016 todas as escolas de educação infantil dos três municípios tenham seu Projeto Político Pedagógico já sendo implementado na prática.
 
Após a elaboração do documento de referência de cada rede municipal de ensino, serão elaborados os PPP de cada escola de educação infantil nos três municípios. “É fundamental que o Projeto Político Pedagógico seja construído de forma participativa”, observou Janine Schultz, coordenadora dos programas Educação Infantil e Educação Integral do Instituto C&A. Os PPP serão então implementados e avaliados de forma permanente, para eventual correção de rumos.