Missão do Fundo Juntos pela Educação

Prover recursos e estabelecer alianças para a educação de crianças, adolescentes e jovens.

Visão norteadora do Fundo

EDUCAÇÃO – direito humano fundamental de todos: crianças e adolescentes, homens e mulheres, de todas as idades, no mundo inteiro.

 

 

A visão norteadora do Fundo sobre a educação de crianças e adolescentes fundamenta-se, no plano internacional, na Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), na Convenção Internacional dos Direitos de Criança (1989) e na Declaração Mundial Sobre Educação Para Todos (1990), entre as mais especificas, e, no plano nacional, através dos dispositivos legais expressos na Constituição Federal (1988), no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069 de 13 de julho de 1990) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996). Esse arcabouço legal constitui-se em diretriz para a ação.

 

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O Fundo orienta a sua compreensão sobre o significado de educação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), estando aí contidas as principais concepções expressas pelas normativas nacionais e internacionais aqui indicadas.

 

A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, ela tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

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Visão de Futuro do Fundo Juntos pela Educação

É visto como uma referência em mobilização, articulação e investimento na educação de crianças, adolescentes e jovens.

Princípios e Valores do Fundo

O Fundo Juntos Pela Educação acredita:

  • Na ética permeando todas as suas ações;
  • No respeito à diversidade, ou seja, em uma atuação baseada na isenção político-partidária, crenças, etnias e gênero;
  • Na educação como um processo contínuo de formação de pessoas e que integra diferentes atores sociais, e
  • Na transparência da aplicação de recursos financeiros.

Diretrizes do Fundo

A atuação do Fundo Juntos Pela Educação é baseada:

  • No desenvolvimento de ações em concordância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos e as legislações vigentes (Constituição Federal, Estatutos da Criança e Adolescente, Lei de Diretrizes e Bases, Lei Orgânica da Assistência Social, etc.);
  • Na concepção de crianças, adolescentes e jovens como sujeitos de direito;
  • No investimento em ciclos e não pontuais;
  • Na construção coletiva de projetos e ações, valorizando o potencial e o saber de cada ator social;
  • No fortalecimento da articulação escola-família-comunidade; e
  • Na disseminação de práticas de educação e gestão, visando a contribuir com a formulação de políticas públicas.

Objetivos Estratégicos do Fundo

  • Articular diferentes atores sociais (poder público, organizações não governamentais, sociedade civil organizada, iniciativa privada, família, etc.) para a educação a partir das experiências desenvolvidas;
  • Promover e administrar recursos para a causa da educação; e
  • Dar visibilidade ao Fundo Juntos Pela Educação por meio de comunicação contínua e qualificada.

 

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Metodologia de Trabalho

Inovação – Uma das marcas do Fundo Juntos pela Educação, desde o formato de sua constituição, por organizações com histórico na ação social, educacional e cultural e que decidiram investir de forma conjunta em ações inovadoras e criativas no campo da educação. Iniciativa inédita no Brasil, em termos de destinação conjunta de recursos para financiar ações na área da educação. Sempre em busca de parceiros, de união de esforços, compromissos e afetos pela educação. A inovação representa, portanto, um dos pilares da tecnologia social que vem sendo construída pelo FJE.

 

Continuidade e sustentabilidade de ações – Outra marca do Fundo Juntos pela Educação é a continuidade de ações, visando a sustentabilidade no tempo de programas e projetos, de forma a garantir maior eficácia e resolutividade. No caso, o Fundo procurou dar continuidade ao Programa de Apoio a Projetos de Atendimento a Crianças e Jovens de 7 a 16 anos, ou Programa Vitae, que teve sete edições e promovia a parceria entre organizações comunitárias e escolas para a execução de ações de educação complementar à escola.

 

Territorialidade – Outra marca da atuação do Fundo Juntos pela Educação tem sido a territorialidade, a construção de ações educacionais e sociais em territórios específicos, previamente estudados e escolhidos, em áreas de alta vulnerabilidade social. E, também, territórios onde os respectivos parceiros do Fundo têm histórico de intervenção, em alinhamento com as estratégias da política de responsabilidade social de seus mantenedores.

 

Comunicação permanente – Mais uma marca da atuação do Fundo Juntos pela Educação tem sido a preocupação com a comunicação, de modo a dar transparência e publicidade de suas iniciativas, através de várias plataformas e ferramentas. São múltiplos objetivos, como o incentivo a ações semelhantes, a busca de incidência em políticas públicas e na agenda da mídia e o compartilhamento de informações pertinentes e permanentes com todos os parceiros envolvidos. Site na internet, boletins eletrônicos mensais, releases regulares e propostas de pauta para a imprensa têm sido as principais ferramentas de mídia utilizadas no campo da comunicação.

 

Apoio técnico – Outra tônica da trajetória do Fundo Juntos pela Educação é a preocupação constante com o apoio técnico, a assessoria qualificada para os projetos apoiados, na linha do investimento social privado que não visa apenas a destinação de recursos financeiros.

 

Documentação – Além da comunicação, o FJE tem estado atento à necessidade de documentação de suas ações, visando a análise, monitoramento e síntese de suas iniciativas. Aspecto fundamental no desenho de tecnologias sociais.

 

Fundamentação teórica – Mais uma marca da trajetória do Fundo é a preocupação com a fundamentação teórica de suas iniciativas, à luz dos mais recentes estudos e pesquisas na área da educação, no caso, da educação integral.

 

Avaliação – Outra característica da tecnologia social construída pelo FJE é a avaliação de suas iniciativas, visando acúmulo de aprendizado, eventuais correções de rumos e compartilhamento de conhecimento entre todos envolvidos.

 

Evolução conceitual – Preocupação que representa outra marca do Fundo Juntos pela Educação é com a evolução dos conceitos e práticas utilizados em suas iniciativas. No caso, houve uma evolução do conceito de educação em tempo integral para o de educação integral.