Programa discute Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular

O que diz a Base Nacional Comum Curricular no âmbito da Educação Infantil e como as suas concepções podem ser articuladas com o Projeto Político Pedagógico e as práticas educativas nas escolas? A questão […]

Contribuição do Programa Primeiro a Infância, no olhar de Camaragibe

A segunda e última mesa de debates do Seminário foi encerrada com o relato de uma experiência concreta, no marco do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela […]

Direitos e Convenção da criança em debate na segunda mesa

No dia 20 de novembro de 1989, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Convenção sobre os Direitos da Criança, desde então a principal referência para as questões da infância. A exposição de […]

Seminário em São Paulo discutiu Gestão Integral e Integralidade da Infância

Gestão Integral e Integralidade da Infância: Caminhos para a Educação Infantil. Este foi o tema de seminário realizado no dia 12 de abril, em São Paulo, pelo Fundo Juntos pela Educação, composto pelo Instituto […]

Seminário em São Paulo vai debater a Gestão Integral na Primeira Infância

Gestão Integral e Integralidade da Infância: Caminhos para a Educação Infantil. Este é o tema do seminário que será realizado no dia 12 de abril, em São Paulo, pelo Fundo Juntos pela Educação, no […]

Concepção de criança e padrões de qualidade são essenciais para o PPP

Qual a concepção de criança e infância e quais os padrões de qualidade que devem ter a Educação Infantil? Estas questões são essenciais para a formulação do Projeto Político Pedagógico e, por isso, devem […]

Gestoras comentaram relevância do marco referencial para o PPP

As gestoras e educadoras presentes no encontro em Piracicaba reiteraram a relevância da discussão do Marco Referencial, antes do início da construção participativa do PPP da Educação Infantil nos municípios. Cada município indicou […]

Encontro em Piracicaba discutiu etapas de construção do PPP

As etapas de elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), nas unidades de Educação Infantil dos seis municípios parceiros, foram discutidas no dia 20 de março, em Piracicaba, em novo Encontro Regional do Programa Primeiro […]

Plataforma do Programa Paralapracá oferece conteúdos em Educação Infantil

Uma plataforma digital colaborativa, oferendo múltiplos conteúdos na área de Educação Infantil, contribuindo para o percurso formativo de profissionais e das próprias crianças. Este é o Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) do projeto Paralapracá, […]

Programa terá monitoramento nos municípios de Pernambuco

O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, teve seu primeiro ciclo em três municípios de Pernambuco, entre 2015 e 2017. Ao longo de 2018, o Programa […]

Projeto Político Pedagógico participativo será o eixo do programa nos municípios

O fio condutor do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade será a revisão ou construção, de forma participativa, do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades de educação infantil em cada um […]

Primeiro a Infância: encontro reuniu seis municípios parceiros em Capivari

O II Encontro Regional do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, composto pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A, foi realizado no dia 20 de fevereiro, […]

Programa de Educação Infantil tem Segundo Encontro Regional

Foi realizado nesta terça-feira, dia 20 de fevereiro, em Capivari, o II Encontro Regional do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação/Instituto Arcor Brasil. Participaram do Encontro […]

Gestores apontam expectativas com Programa Primeiro a Infância

Gestores presentes no encontro de 14 de dezembro, em Rio das Pedras, comentaram as perspectivas do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade em seus municípios. O evento teve a presença da […]

Pesquisadora comenta papel estratégico da Educação Infantil no desenvolvimento

O papel estratégico da Educação Infantil para o desenvolvimento humano foi destacado no evento do dia 14 de dezembro, em Rio das Pedras, pela pesquisadora e pedagoga Mônica Samia, da organização Avante, de Salvador […]

Calendário para primeiras atividades está definido

As primeiras atividades do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, em 2018, já estão definidas. O calendário foi proposto pela Oficina Municipal, organização contratada pelo Fundo […]

Programa de Educação Infantil tem novo ciclo no interior de São Paulo

Contribuir para a qualificação da Educação Infantil em seis municípios paulistas é o propósito do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação. Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, […]

Novo ciclo de Programa de Educação Infantil foi lançado em Rio das Pedras

O segundo ciclo do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, será implementado em seis municípios do interior de São Paulo: Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio […]

A Educação Infantil como etapa do desenvolvimento, segundo Maria Thereza Marcílio

A importância da Educação Infantil como etapa de desenvolvimento do ser humano. Este foi o tema da palestra da especialista Maria Thereza Marcílio, durante o seminário no dia 28 de novembro, no auditório da […]

Municípios apresentam a trajetória do Programa e envolvimento da comunidade

Um dos momentos marcantes do seminário de 28 de novembro foi a apresentação pelas Secretarias Municipais de Educação da trajetória do Programa Primeiro a Infância em seus territórios. Foram enfatizados os desafios encontrados e […]

Programa Primeiro a Infância abrange mais de 6 mil crianças em três municípios de Pernambuco

Entre 2015 e 2017, o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, beneficiou mais de 6.800 crianças de 0 a 5 anos nos municípios pernambucanos de Cabo […]

Cultura na Primeira Infância é tema de roda de conversa no Rio de Janeiro

No dia 23 de novembro, quinta-feira, das 10 às 12 horas, o coreto do Museu da República, no Rio de Janeiro, foi o palco para a Roda de Conversa Cultura e Primeira Infância”. A […]

Contribuição da RNPI sobre a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular

A Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), que reúne mais de 200 organizações de todo país, também se pronunciou a respeito da terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e enviou suas […]

BNCC: Educação Infantil é tema de mensagens encaminhadas à comissão do CNE

A Educação Infantil é tema de várias mensagens de contribuição encaminhadas por diversos setores e movimentos à Comissão Bicameral do Conselho Nacional de Educação (CNE) que está avaliando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). […]

Programa Primeiro a Infância tem Seminário de Encerramento dia 28 em Pernambuco

O primeiro ciclo do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A, terá o seu seminário de encerramento no dia […]