Trabalhar com educação está no DNA da Oficina Municipal, contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para implementar o Programa Primeiro a Infância. Como lembra o seu diretor, José Mário Brasiliense Carneiro, a Oficina Municipal foi criada em 2002, como uma Escola de Cidadania e Gestão Pública que realiza atividades de formação humana e capacitação técnica voltadas às pessoas que se dedicam à gestão de políticas públicas municipais.
 
A maior parte dos seus alunos são profissionais que trabalham em Prefeituras e Câmaras Municipais e buscam se aperfeiçoar tecnicamente de modo a gerir de modo responsável e competente as suas cidades.
 
Em aliança estratégica com a Fundação Konrad Adenauer, a Oficina Municipal realiza atividades com o objetivo de fundo promover a Democracia e a Justiça no contexto do Estado de Direito.
 
O diretor José Mário Brasiliense Carneiro nota que a Oficina Municipal tem observado o surgimento, na esfera local e regional, muitas soluções criativas, solidárias e intersetoriais para os desafios sociais, ambientais e econômicos.
 
É neste cenário que a Oficina Municipal, diz Carneiro, está percebendo a oportunidade de atuar no Programa Primeiro a Infância, do Fundo Juntos pela Educação. “É relevante trabalhar com educação infantil, que agora está recebendo maior atenção dos poderes públicos e da sociedade, e a expectativa é contribuirmos com a qualificação e fortalecimento da gestão neste setor nos três municípios, que podem até buscar interagir entre si, através de uma rede de colaboração”, destaca o diretor.
 
A Oficina Municipal foi qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, nos termos da Lei n. 9.79 em junho de 2004. Ela vai acompanhar todas as etapas do Programa Primeiro a Infância, do Fundo Juntos pela Educação.