O Plano Municipal de Educação de Maranguape (CE) acolheu as propostas encaminhadas pela Rede Juntos pela Educação Integral. A inclusão do conceito de Cidade Educadora foi uma das ideias apresentadas pela Rede e inseridas no Plano. Os municípios tinham até o último dia 24 de junho para aprovar e sancionar os seus Planos Municipais de Educação.

 

A Rede Juntos pela Educação Integral participou ativamente, durante três meses, do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação de Maranguape (CE). Após várias discussões, a Rede apresentou propostas de quatro estratégias relacionadas à Meta 06 do Plano Nacional de Educação, que trata da Educação Integral.
A Meta 06 do Plano Nacional de Educação prevê o oferecimento da Educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos(as) alunos(as) da Educação Básica, até 2024.

 

Um dos momentos marcantes do processo foi a participação nas discussões, diretamente de Brasília, via Skype, da assessora especial do Ministério da Educação, Helena Singer. Ela saudou a ousadia de Maranguape em acolher teses como a da Cidade Educadora.

 

As quatro estratégias propostas pela Rede Juntos pela Educação Integral, e inseridas no Plano Municipal de Educação de Maranguape, são estas:

 
- Respeitar, incentivar, apoiar e valorizar a autonomia das comunidades educativas das escolas previstos em seus Projetos Político Pedagógicos, na busca de suas próprias soluções locais com vistas a estabelecer uma educação integral para uma cidade educadora;
- Ampliar e qualificar as aprendizagens mediante a elaboração de uma proposta curricular que qualifique os territórios comunitários do município em espaços educativos;
- Garantir uma formação aos educadores coerente com os princípios e valores que regem o conceito de Educação Integral e cidade educadora com o foco nas potencialidades locais;
- Garantir a permanência do núcleo gestor e de no mínimo 20% dos educadores lotados na mesma escola no período mínimo de duas gestões consecutivas a fim de se assegurar a implementação e desenvolvimento do projeto.