Uma plataforma digital colaborativa, oferendo múltiplos conteúdos na área de Educação Infantil, contribuindo para o percurso formativo de profissionais e das próprias crianças. Este é o Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA) do projeto Paralapracá, que já está disponível na Internet e com parte aberta aos interessados, bastando o preenchimento de um cadastro online.
 
O Paralapracá é uma frente de formação de profissionais da educação infantil, executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com as secretarias municipais de Educação, que visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam a Educação Infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral.
 
Para isso atender a esse objetivo, Paralapracá oferece formação continuada para profissionais das Redes Municipais de Educação, especialmente os que cumprem a função de formadores, valorizando os saberes de cada localidade e ampliando as referências teórico-práticas, a partir das orientações nacionais para o segmento.
 
As ações de formação do Programa são implementadas em caráter presencial e a distância. As ações presenciais se dão por meio de encontros formativos periódicos e ações de apoio e acompanhamento, incluindo visitas às instituições. Já as ações a distância são desenvolvidas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA Paralapracá).
 
O AVA se propõe, então, a ser uma plataforma com navegação intuitiva, linguagem direta e simples, conteúdos relevantes e grande possibilidade de interação (com o conteúdo, com a equipe do projeto e com os demais participantes).
 
A plataforma é um espaço dedicado a ampliar as conversas e diversificar as referências entre coordenadoras/es pedagógicas/os e equipes gestoras das instituições de educação infantil participantes. Suas atividades e conteúdos convidam os participantes a pensar a educação infantil, trocar experiências, relatar atividades, conhecer outras práticas pedagógicas e acessar diversos conteúdos formativos.
 
O AVA Paralapracá foi desenvolvido a partir do TIM Tec, em código aberto, para que pessoas e instituições interessadas também possam adaptá-la aos seus interesses e objetivos. A plataforma está disponível no site http://ava.paralapraca.org.br
 
História – O Paralapracá foi lançado em 2010 como um projeto do Programa de Educação Infantil do Instituto C&A, originalmente focado na região Nordeste. Desde então, chegou a dez municípios, em dois ciclos de implementação. No primeiro ciclo, entre 2010 e 2012, foi desenvolvido nas cidades de Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI).
 
No segundo ciclo, que se iniciou em 2013 e foi até 2017, abrangeu os municípios de Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE), com resultados significativos constatados pelos processos de monitoramento e pela avaliação externa realizada pela consultoria Move Social. Em 2015 o Paralapracá tornou-se metodologia consagrada pelo Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC), ganhando caráter nacional. Mais informações sobre o Paralapracá no site http://paralapraca.org.br