Foi prorrogado para o dia 6 de junho o encerramento das inscrições para a segunda edição do Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil, uma iniciativa do Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) realizada com o apoio do Instituto C&A de Desenvolvimento Social e da Fundação Bernard van Leer, no âmbito do projeto Criança Pequena em Foco.
 
O Prêmio tem como objetivo valorizar, divulgar, promover e fortalecer discussões e práticas sobre processos de participação infantil no Brasil, dando visibilidade às melhores experiências e estimulando que estas sejam reeditadas. Segundo o regulamento, compreendem-se como processos de participação infantil “aqueles que incluem as crianças em uma ou mais etapas de sua elaboração e desenvolvimento, garantindo-lhes espaço e autonomia para expressarem ao seu modo suas opiniões e tomarem parte nas decisões, desenvolvendo assim seu papel como cidadãs ativas, em diálogo e interação com os adultos”.
 
Poderão concorrer ao 2º Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil, desta o regulamento, organizações públicas e privadas (como associações, cooperativas, fundações, entre outras) que comprovem sua existência de atuação há pelo menos 1 (um) ano. Poderão se inscrever os projetos que incluam processos participativos com crianças entre 1 (um) e 12 (doze) anos completos, em todo território nacional.
 
Cada instituição poderá apresentar até 2 (dois) projetos, desde que especifique a distinção entre eles, e assegure ser a detentora da titularidade dos direitos intelectuais e dos direitos de imagem do(s) projeto(s) e de todos os materiais que o(s) integram, ficando ressalvado que somente 1 (um) projeto de cada instituição participante poderá ser premiado.
 
O regulamento estipula ainda que serão considerados aptos a participar do Prêmio projetos que atuem em diversos contextos e/ou temáticas, tais como: a) Família; b) Escolas; c) Vida social – comunidade, bairro, cidade, país; d) Processos administrativos e judiciários; e) Esferas de atuação do poder público; f) Comunicação; g) Cultura; h) Esportes; i) Espaços de Lazer; j) Educação formal e informal; k) Desenvolvimento social. Poderão se inscrever projetos em curso há mais de 12 (doze) meses.
 
Mais informações e inscrições (que também poderão ser feitas pelo Correio) no site: www.premioparticipacaoinfantil.org.br