Foi realizado nesta terça-feira, dia 20 de fevereiro, em Capivari, o II Encontro Regional do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação/Instituto Arcor Brasil. Participaram do Encontro representantes dos seis municípios parceiros do Programa, que será implementado ao longo de 2018.
 
Estiveram presentes, especificamente, membros da equipe gestora das Secretarias Municipais de Educação de Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. O objetivo do Programa Primeiro a Infância é contribuir com a qualidade da educação infantil nestes seis municípios.
 
O fio condutor do Programa será a revisão ou construção, de forma participativa, do Projeto Político Pedagógico das unidades de educação infantil em cada município. A proposta é que o PPP seja o instrumento para que as escolas de educação infantil contribuam para a implementação das metas e estratégias dos respectivos Planos Municipais de Educação.
 
A programação do II Encontro Regional em Capivari foi então dedicada à discussão das metas e estratégias, relativas à educação infantil, dos Planos Municipais de Educação dos seis municípios, e também ao debate sobre como as equipes das Secretarias Municipais de Educação podem se organizar para contribuir com a revisão ou elaboração do Projeto Político Pedagógico nas escolas. Também houve uma forte e qualificada discussão sobre a importância da gestão democrática das escolas.
 
“É muito importante o apoio da iniciativa privada na área da educação”, comentou, a respeito do apoio do Instituto Arcor Brasil, o prefeito de Capivari, Rodrigo Abdala Proença, que prestigiou o evento. Para a secretária municipal de Educação de Capivari, Marilia Aparecida Cardoso de Oliveira, o Programa Primeiro a Infância dará enorme contribuição para “reforçar a importância da educação infantil” no conjunto dos municípios.
 
Também presente, a secretária municipal de Educação de Rio das Pedras, Glória Maria Ebúrneo, entende que o Programa será fundamental para o processo de revisão ou construção, de forma participativa, do Projeto Político Pedagógico das unidades de educação infantil. “O PPP é um importante instrumento para a reflexão sobre o papel de uma escola em sua comunidade, e no caso de como deve ser a educação infantil”, comentou.
 
O II Encontro Regional foi conduzido pela equipe da Oficina Municipal, organização contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para coordenar e implementar o Programa Primeiro a Infância, que já teve uma primeira edição em três municípios pernambucanos: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. A segunda edição já começou a ser executada nos seis municípios parceiros do interior de São Paulo. Entre os dias 21 e 23 de fevereiro a equipe da Oficina Municipal fará nova visita técnica aos seis municípios, de modo a aprofundar a organização local para o desenvolvimento do Programa, já tendo em vista a reformulação ou elaboração do PPP nas unidades de educação infantil, de modo que elas contribuam com os Planos Municipais de Educação.