O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade terá continuidade no segundo semestre de 2016 com o acompanhamento da implementação do Projeto Político Pedagógico (PPP) pelas unidades de educação infantil dos três municípios parceiros: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
 
A construção do PPP das unidades de educação infantil aconteceu durante o primeiro semestre deste ano, com base nos respectivos Planos Municipais de Educação e do documento norteador que cada município formulou, ouvindo as respectivas comunidades e com acompanhamento da Oficina Municipal, contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para a implementação do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade.
 
Ao longo do segundo semestre também serão discutidos os instrumentos de monitoramento e avaliação da execução do PPP nas unidades de educação infantil, à luz dos Planos Municipais de Educação nos três municípios parceiros. Do mesmo modo, serão incentivados momentos de formação e encontros municipais para debater a concepção de educação infantil, incluindo questões como organização de espaços, material didático, recursos humanos e valorização do brincar.
 
Outra ação prevista para o segundo semestre é a realização de discussões sobre a relação entre educação infantil e o Marco Legal da Primeira Infância, que entrou em vigor no dia 8 de março de 2016, nos termos da Lei nº 13.257.
 
O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, lançado em abril de 2015, tem buscado contribuir com a educação infantil nos três municípios pernambucanos desde a formulação dos respectivos Planos Municipais de Educação.