O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, implementado pelo Fundo Juntos pela Educação, teve continuidade em agosto, nos três municípios parceiros em Pernambuco, com o monitoramento dos Planos de Ação referentes ao Projeto Político Pedagógico elaborado nas unidades de educação infantil.
 
São parceiros do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade: Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata. O Programa tem sido implementado visando contribuir com esses municípios na qualificação de suas políticas municipais de Educação Infantil, respeitando os instrumentos previstos na legislação brasileira e os respectivos Planos Municipais de Educação.
 
O Programa Primeiro a Infância vem sendo executado desde 2015, pelo Fundo Juntos pela Educação, constituído por Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. A Oficina Municipal foi contratada para coordenar e implementar o Programa Primeiro a Infância nos três municípios.
 
Em agosto a equipe da Oficina Municipal fez uma visita técnica aos municípios, objetivando contribuir com o monitoramento do Plano de Ação do Projeto Político Pedagógico elaborado de forma participativa nas unidades de educação infantil. O PPP foi identificado como o instrumento que poderia materializar as metas previstas nos Planos Municipais de Educação, em cuja elaboração também houve a contribuição do Programa Primeiro a Infância.
 
O Programa tem contemplado visitas técnicas e a realização de seminários e encontros de formação de educadores e gestores municipais, na área da educação infantil. A educação infantil na Base Nacional Comum Curricular, no momento em discussão em audiências promovidas pelo Conselho Nacional de Educação, e a educação infantil na formulação dos orçamentos plurianuais municipais foram dois dos temas já debatidos em alguns desses seminários e encontros de formação. Um grande seminário, envolvendo todos os educadores das redes municipais de educação infantil nos três municípios parceiros, está previsto para o final de 2017.