Contribuir com a implementação dos Planos Municipais de Educação, em municípios parceiros em Pernambuco, através da homologação e execução do Projeto Político Pedagógico das unidades de educação infantil. Esta será uma das atividades em 2017 do Programa Primeiro a Infância, do Fundo Juntos pela Educação.
 
O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade tem como objetivo fortalecer o desenvolvimento e a implementação participativa de Planos Municipais de Educação que incorporem políticas de Educação Infantil de qualidade. O Programa já teve duas fases executadas, nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata, todos na Região Metropolitana de Recife.
 
Na primeira fase, em 2015, houve a colaboração com a construção do Plano Municipal de Educação (PME) nos três municípios parceiros. A segunda fase, entre 2015 e 2016, consistiu na contribuição para a elaboração ou revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades de educação infantil nesses municípios.
 
O PPP foi escolhido como objeto de trabalho por ser um instrumento que define as prioridades da escola para a melhoria de seu trabalho, além de dialogar com as estratégias dos Planos Municipais de Educação. Os resultados do PPP contribuem para o alcance das metas do PME. Do mesmo modo, o PPP possibilita a ampla participação de alunos, suas famílias, educadores e comunidade em geral na melhoria permanente da educação oferecida pelas unidades escolares.
 
Para 2017, é prevista a continuidade de implementação dos PPP em todas as escolas e centros de educação infantil em Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Para isso o Programa Primeiro a Infância prevê a realização de visitas técnicas e encontros mensais, em Recife e nos municípios parceiros, envolvendo educadores das escolas e as novas equipes nas Secretarias Municipais de Educação.
 
A coordenação técnica do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade é da Oficina Municipal, organização contratada pelo Fundo Juntos pela Educação, composto por Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.