O Programa Primeiro a Infância – Educação infantil como prioridade começou a ser implementado em 2015 pelo Fundo Juntos pela Educação e já cumpriu várias etapas. Em 2016 o foco principal será o acompanhamento da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) pelas unidades de educação infantil dos municípios parceiros.
 
Esta é a segunda iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. A primeira foi o Programa pela Educação Integral, que vigorou entre 2005 e 2013, com apoio a projetos em Campinas (SP), na Paraíba, em Pernambuco e no Ceará.
 
Educação infantil – O Programa Primeiro a Infância – Educação infantil como prioridade foi lançado no dia 23 de abril, em evento em Recife (PE). Estiverem presentes no evento de lançamento representantes das secretarias de Educação dos três municípios onde o Programa está sendo desenvolvido: Camaragibe, São Lourenço da Mata e Cabo de Santo Agostinho.
 
Na primeira fase, correspondendo ao primeiro semestre de 2015, o foco do Programa foi a colaboração com os três municípios na construção de seus Planos Municipais de Educação, no que se refere à educação infantil. A aprovação de Planos Municipais de Educação, até o dia 24 de junho, era uma determinação do Plano Nacional de Educação (PNE).
 
A segunda fase do Programa Primeiro a Infância – Educação infantil como prioridade foi lançada no dia 20 de agosto, durante evento em São Lourenço da Mata, também com a participação de representantes dos três municípios. O prefeito de São Lourenço da Mata, Gino Albanez, foi o anfitrião do encontro.
 
Na segunda fase, o foco passou a ser o fortalecimento dos órgãos gestores dos três municípios e suas escolas de educação infantil, visando a construção de um documento norteador para a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) de cada unidade de educação infantil. O PPP é um documento de planejamento de cada unidade escolar que reúne seus objetivos, metas, estratégias e ações.
 
Foram então realizados encontros mensais itinerantes nos três municípios parceiros, com o propósito de discutir as bases de construção de um marco referencial, documento norteador para a construção coletiva dos PPP.
 
No dia 23 de novembro aconteceu um evento em Recife que, além de aprofundar a reflexão sobre o marco referencial, também debateu o documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a educação infantil. A BNCC está em discussão no momento em todo país. Esse debate aconteceu no evento na capital pernambucana porque o currículo é aspecto central nos PPP.
 
O Programa Primeiro a Infância – Educação infantil como prioridade será implementado até 2017. A Oficina Municipal é a organização contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para assessorar e executar o Programa, em parceria com os órgãos gestores nos três municípios.