O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, teve seu primeiro ciclo em três municípios de Pernambuco, entre 2015 e 2017. Ao longo de 2018, o Programa continuará dando suporte no monitoramento e avaliação da execução dos Planos de Ação indicados nos Projetos Político Pedagógicos das escolas de educação infantil.
 
“Houve uma contribuição muito forte do Programa nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata, na área da educação infantil, em três anos de atividades”, nota o vice-presidente da Oficina Municipal, Gustavo Adolfo dos Santos. “Agora haverá o monitoramento e avaliação da implementação dos PPP, com apoio do Programa”, completa.
 
Como parte do processo de monitoramento, serão realizados três encontros regionais ao longo de 2018, envolvendo representantes dos três municípios. Também haverá o acompanhamento à distância pela Oficina Municipal.
 
O Programa Primeiro a Infância abrangeu 13.728 crianças, de 0 a 5 anos, nos três municípios pernambucanos parceiros. Um grande desafio foi o processo de mudança na gestão dos três municípios, em função das eleições municipais de 2016. Entretanto, os novos gestores passaram a apoiar a continuidade do Programa, encerrado com um grande seminário no dia 28 de novembro, no auditório da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
 
Gustavo Adolfo Santos nota que, ao longo do Programa, também houve uma forte discussão sobre a importância de que as prioridades indicadas em educação infantil fossem consideradas nos Planos Plurianuais dos três municípios, de modo a garantir que as metas recebessem os recursos necessários para sua implementação.
 
O primeiro ciclo do Programa, completa Gustavo, também coincidiu com o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Programa procurou então contribuir para a discussão sobre o que a nova BNCC representará para a educação infantil nos municípios brasileiros. Esse debate também estará presente no segundo ciclo, nos municípios de Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho.