A Rede Juntos pela Educação Integral completou um ano de atividades em novembro e neste período ampliou as suas atividades, inicialmente na Região Nordeste. A Rede tem o apoio do Fundo Juntos pela Educação Integral, constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.

 

O lançamento da Rede se deu a 27 de novembro de 2013, em Fortaleza (CE), no V Encontro do Programa pela Educação Integral, iniciativa do Fundo Juntos pela Educação. A Rede foi formada para dar continuidade às ações pela educação integral no país, começando pelo Nordeste.

 

A missão da Rede é identificar, integrar e disseminar iniciativas e programas de organizações da sociedade civil e entidades públicas que promovam o direito ao desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens na perspectiva da co-criação de Comunidades de Aprendizagem e Comunidades Educadoras.

 

Entre outras atividades, a Rede participou da elaboração do Plano Estadual da Cultura da Infância do Ceará, da 3ª Jornada de Formação em Museologia Comunitária em São José dos Campos (SP) e, em agosto de 2014, da discussão sobre os planos de cultura, educação e infância com os candidatos ao governo do Ceará.

 

Em outubro, a Rede participa da formulação do Plano Municipal de Educação de Maranguape (CE). Os planos municipais de Educação devem ser aprovados até junho de 2015, como determina o Plano Nacional de Educação. A participação da Rede é no sentido de contribuir com a construção de um plano que contemple atividades relacionadas a Educação Integral, ou seja, métodos e práticas que tenham como objetivo uma educação que respeite o ser humano em todas as suas dimensões e que aproxime mais a comunidade, a família e a escola.

 

Membros da Rede Juntos pela Educação Integral já promoveram várias visitas a escolas e equipamentos culturais, como o CUCA- Centro Urbano de Cultura, Arte Ciência e Esporte, de Fortaleza, para mapeamento e estabelecimento de parcerias. No dia 11 de outubro, a Rede esteve representada na comemoração dos oito anos do Projeto Ecomuseu de Maranguape, desenvolvido em parceria entre Fundação Terra, Escola Municipal “José de Moura”, Comitê Agrícola e Associação Comunitária do Distrito de Cachoeira.

 

No dia 15 de outubro a Rede esteve no IEP – Instituto de Educação Portal em Pacajús (CE), organização que desenvolve práticas em Educação Integral para jovens que se preparam para entrar no mercado de trabalho. No dia 16, a Rede apresentou seus objetivos para estudantes de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), e também para a professora e coordenadora do Laboratório Estudos da Consciência (LESC), Vanessa Louise. A professora irá levar ao município de Aracati (CE) a proposta da REDE para a Secretaria Municipal de Educação, abrindo uma frente de trabalho sobre educação integral naquele município.

 

No dia 17 de outubro a Rede Juntos pela Educação Integral esteve na Escola Municipal Linha da Serra, no município de Guaramiranga (CE), para apresentar os propósitos da iniciativa e as inovações pedagógicas introduzidas na Escola Municipal “José de Moura”, do distrito rural de Cachoeira, em Maranguape.

 

E no dia 30 de outubro, quinta-feira, a Rede Juntos pela Educação Integral realizou em Fortaleza (CE) o 1º Encontro do Ciclo de Interações e Aprendizagem em Educação Integral. Com início às 19 horas, o Encontro foi realizado na Escola Waldorf Micael.

 

O objetivo do encontro foi estimular o debate a respeito das metodologias desenvolvidas por escolas, projetos e programas que envolvam práticas em Educação Integral. Participaram do Encontro, como expositores, a diretora da Escola Vila, Fátima Limaverde, que desenvolve práticas inovadoras em educação, e o Educador e Artista Plástico Ghandy Piorski, especialista em brinquedos populares e o sentido do brincar na infância. Os dois são professores da Escola Waldorf Micael.

 

Este foi o primeiro de uma série de encontros que a Rede promoverá para a divulgação de seus propósitos em Fortaleza e demais municípios da região metropolitana. Em um ano de existência, muitas atividades, portanto, para fortalecer parcerias e a disseminação dos valores, missão e objetivos da Rede.