A Rede Juntos pela Educação Integral foi convidada pelo Ministério da Educação a compor um grupo de trabalho do Nordeste que irá mapear iniciativas inovadoras na educação básica na região. O primeiro encontro do grupo de trabalho será em agosto, em Pernambuco.

 

O grupo será formado por educadores ligados a projetos inovadores em educação no Nordeste, ligados a organizações como a Fundação Casa Grande em Nova Olinda (CE) e Museu Mataquiri em Cascavel (CE).

 

A ideia é que o grupo identifique, faça o mapeamento e proponha ao MEC ações de incentivo a estas iniciativas, como abertura de editais de apoio a práticas de Educação Integral, comunidades de aprendizagem e cidades educadoras.

 

A Rede Juntos pela Educação Integral vem participando de várias ações inovadoras em educação no Ceará. No dia 11 de julho, sábado, a partir das 19 horas, a Rede participou de palestra sobre Educação Integral e Cidade Educadora, a convite da Escola Waldorf Micael, de Fortaleza (CE).

 

A escola terá um estande no Shopping RIOMAR, onde serão apresentadas uma exposição fotográfica e oficinas de artes manuais, teatro e música. Entre os palestrantes convidados está Rui Aguiar, representante do UNICEF no Ceará; Fátima Limaverde, diretora da Escola Vila; e Ghandy Piosk, artista plástico especializado em brinquedos populares.

 

A Rede Juntos pela Educação Integral é resultante dos projetos apoiados no Ceará pelo Fundo Juntos pela Educação, como parte do Programa pela Educação Integral, implementado entre 2011 e 2013 nos municípios de Fortaleza, Maranguape e Horizonte. Criado em agosto de 2004, o Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A.