“O brincar que encanta o lugar”. Este é o tema da Semana Mundial do Brincar, que será realizada no Brasil pela Aliança pela Infância entre os dias 22 a 28 de maio. Estarão envolvidos os 32 núcleos da Aliança pela Infância, que promove o evento desde 2009, com o propósito de disseminar a importância da prática do brincar livre e da criação de oportunidades para que as crianças possam viver o seu tempo.
 
A Semana é realizada em função do Dia Mundial do Brincar, que é celebrado em 28 de maio, com uma grande mobilização social de voluntários, poder público e outros atores relacionados ao campo da infância em todo o Brasil. Neste ano, o evento deve contar novamente com uma programação diversificada nos núcleos da Aliança pela Infância e demais parceiros da iniciativa, como o Sesc, organizações sociais, escolas e prefeituras, entre outros.
 
Brincadeiras em espaço aberto, com música, arte, teatro, dança, circo, leitura, contação de histórias, manifestações culturais tradicionais, entre outras, são algumas das ações previstas para a oitava edição da Semana Mundial do Brincar.
 
O tema das atividades de 2016, segundo a Aliança pela Infância, foi identificado com o propósito de que família, educadores e adultos em geral “mantenham e nunca percam o encantamento de seu olhar sobre a infância, que estimulem e sejam parte, quando necessário, do espaço e tempo para a criança brincar”.
 
O Dia Internacional do Brincar é reconhecido pela Unesco e lembrado no dia 28 de maio em vários países. Desde 2002 a Aliança pela Infância realiza atividades sobre a data no Brasil. Em 2009 a iniciativa se transformou na Semana Mundial do Brincar.
 
A Semana Mundial do Brincar está, igualmente, associada ao Plano Nacional pela Primeira Infância, de 2010. A Aliança pela Infância foi criada em 2001, com os núcleos pioneiros em São Paulo e Botucatu (SP). A sua missão é sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma infância digna e saudável, promovendo o desenvolvimento de seres humanos capazes de construir uma sociedade fundada na cultura de paz, na sustentabilidade ambiental e no respeito a todas as diferenças. Mais informações sobre a Aliança e a Semana Mundial do Brincar no site www.aliancapelainfancia.org.br