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Começa o planejamento para o Projeto Político Pedagógico

Uma oficina realizada em Recife, no dia 19 de janeiro, marcou o início do planejamento de atividades para a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades de educação infantil nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. São os municípios parceiros do Fundo Juntos pela Educação no Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como prioridade.
 
O Programa Primeiro a Infância – Educação infantil como prioridade foi lançado no dia 23 de abril de 2015, em evento em Recife. Na primeira fase, relativa ao primeiro semestre de 2015, o Programa teve como foco a colaboração com os três municípios na construção de seus Planos Municipais de Educação, no que se refere à educação infantil.
 
A segunda fase do Programa Primeiro a Infância – Educação infantil como prioridade foi lançada no dia 20 de agosto, em São Lourenço da Mata. Nessa fase, o foco passou a ser o fortalecimento dos órgãos gestores dos três municípios e suas escolas de educação infantil, visando a construção de um documento norteador para a elaboração do PPP de cada unidade de educação infantil. O PPP é um documento de planejamento de cada unidade escolar que reúne seus objetivos, metas, estratégias e ações.
 
Em 2016, o foco principal será o acompanhamento da construção do Projeto Político Pedagógico pelas unidades de educação infantil dos municípios parceiros. A oficina de 19 de janeiro em Recife teve, então, o objetivo de iniciar o planejamento dos encontros de orientação das equipes escolares para a elaboração/revisão dos PPP.
 
Oficina2

Oficina discutiu estratégias para promover participação na elaboração dos PPP

  
Diante desse objetivo geral, os participantes da oficina – gestores das unidades de educação infantil e membros das equipes das secretarias municipais de educação – vivenciaram metodologias e técnicas de facilitação e participação, que possam ser úteis às discussões para a elaboração dos PPP. Além disso, a oficina serviu para o desenho de estratégias para promover a participação social na discussão e elaboração dos PPP nas unidades escolares.
 
Coordenada pela Oficina Municipal, organização contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para a implementação do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como prioridade, a oficina na capital pernambucana foi igualmente um momento de avaliação das principais aprendizagens contabilizadas até o momento.
 
A construção da Avaliação Nacional da Educação Infantil é prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece, em sua Meta 1, item 1.6: “avaliação da educação infantil, a ser realizada a cada dois anos, com base em parâmetros nacionais de qualidade, a fim de aferir a infraestrutura física, o quadro de pessoal, as condições de gestão, os recursos pedagógicos, a situação de acessibilidade, entre outros indicadores relevantes”.
 
Como destaca Oneide Ferraz Alves, coordenadora da implementação do Programa pela Oficina Municipal, outras atividades serão realizadas no primeiro semestre de 2016, consolidando a preparação das secretarias municipais e unidades de educação infantil para a elaboração dos PPP, em consonância com os respectivos planos municipais de educação.
 
Entre fevereiro e maio serão realizados três encontros, alternados nos municípios parceiros, consolidando os subsídios à elaboração dos PPP nas instituições escolares. Em junho, será realizado um seminário de caráter regional, com as equipes dos órgãos gestores, visando a troca de experiências regionais e a divulgação do Programa na região e em todo estado de Pernambuco. O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como prioridade será desenvolvido até 2017.
 
 
 

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