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Gestoras apontam a importância do programa primeiro a infância em seus municípios

Representantes de seis municípios estiveram reunidas no encontro regional (Foto Marina Fietta)
Representantes de seis municípios estiveram reunidas no encontro regional (Foto Marina Fietta)

O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, já completou quatro meses de atuação nos municípios parceiros. As gestoras que participaram do encontro regional em Piracicaba, no dia 22 de maio, comentaram os impactos que o Programa já teve e projeta para os seus municípios, considerando a fase já cumprida, de formulação do Marco Referencial.

“O Programa Primeiro a Infância está tendo uma grande importância para a Educação Infantil no nosso município e as formações e outras atividades vão auxiliar muito as nossas escolas”, destacou Rosângela Nalin, supervisora de ensino em Rio das Pedras.

Por sua vez, Silvia Elaine Ramos de Oliveira Belanga, diretora de educação de Mombuca, comentou que “o Marco Referencial é muito importante, pois destaca a legislação e as visões sobre a criança. É a base para a construção do diagnóstico”.

Para Márcia Regina da Cruz Valesin, supervisora de ensino de Rafard, o Marco Referencial vai possibilitar “a análise da qualidade da educação que estamos ministrando e onde queremos chegar”. Supervisora de ensino em Monte Mor, Simone Zanetti também frisa o papel do Marco como referência para todo o processo de revisão do PPP.

Supervisora de ensino em Capivari, Regina Aparecida de Campos Amâncio salientou que o Programa Primeiro a Infância está permitindo “uma visão mais ampla do PPP, como algo muito além do que um documento, mas um processo que permite maior participação da comunidade na vida da escola”.

Coordenadora pedagógica de Educação Infantil em Saltinho, Juliana Rodrigues do Amaral assinalou que o Programa tem permitido o aprofundamento das reflexões sobre concepção de infância, práticas pedagógicas e as novas diretrizes para a Educação Infantil, propiciadas pela Base Nacional Comum Curricular recém-editada.

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