Juntos pela Educação
Principal

Encontro Regional em Piracicaba em agosto vai discutir plano de ação

Último encontro regional do Programa Primeiro a Infância, realizado em Piracicaba (Foto Marina Fietta)
Último encontro regional do Programa Primeiro a Infância, realizado em Piracicaba (Foto Marina Fietta)

A construção do Plano de Ação, como etapa fundamental do Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola de educação infantil. Este será o tema do próximo encontro regional do Programa Primeiro a Infância – Educação infantil como prioridade, do Fundo Juntos pela Educação. O encontro acontecerá no dia 21 de agosto, em Piracicaba.

O Programa Primeiro a Infância – Educação infantil como Prioridade tem o objetivo de contribuir com a educação infantil de qualidade nos seis municípios, em sintonia com os respectivos Planos Municipais de Educação. Seis municípios são parceiros do Fundo Juntos pela Educação na segunda edição do Programa: Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho.

O Fundo Juntos pela Educação é composto pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. A Oficina Municipal é a organização contratada pelo Fundo juntos pela Educação para a implementação do Programa. A primeira edição foi desenvolvida nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

A construção, de forma participativa, do Projeto Político Pedagógico (PPP) nas unidades de Educação Infantil nos seis municípios é o fio condutor do Programa Primeiro a Infância. Na primeira etapa, as equipes gestoras de Educação Infantil nos seis municípios se dedicaram à formulação de um Documento Norteador para a elaboração do Marco Referencial do PPP das escolas. O Documento Norteador vai orientar as unidades de Educação Infantil na construção do Projeto Político Pedagógico. O Marco Referencial é a primeira parte do PPP.

A partir de junho, os municípios estão trabalhando na conclusão do Marco Referencial e nas próximas etapas: a elaboração de um diagnóstico e a revisão ou construção dos PPP das unidades de Educação Infantil, com mobilização das comunidades escolares. A formulação do Plano de Ação, tema do encontro regional de agosto, é a etapa seguinte, e igualmente essencial do PPP.

Nos dias 1, 2 e 3 de agosto a equipe da Oficina Municipal fará visitas técnicas aos seis municípios parceiros. O mesmo acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de agosto, após o próximo encontro regional, que acontecerá no Hotel Antonio´s, em Piracicaba.

Posts Relacionados

Programa Primeiro a Infância discute monitoramento das ações em fevereiro

Juntos Pela Educação

Fundo Juntos pela Educação celebra 15 anos de iniciativas inovadoras

Juntos Pela Educação

Após cinco anos, metas do PNE estão longe de serem cumpridas

Juntos Pela Educação

Deixe um Comentário