Juntos pela Educação
Destaques

Educação Infantil em Rafard: melhorias constantes na rede

Crianças regam horta na Creche “Adriana Maria Quagliato” (Fotos José Pedro Martins)

Otávio, Manuela, Rafaela. Um a um os alunos de 4 a 5 anos vão regando a horta de alfacinha nos fundos da Creche Municipal “Adriana Maria Quagliato”. Com mais de 800 mil metros quadrados de área construída, a instituição erguida em convênio com o governo estadual é a mais nova unidade de Educação Infantil em Rafard, demonstrando a preocupação do município em buscar melhorias constantes na rede pública.

Município com pouco menos de 9 mil habitantes, nas projeções da Fundação Seade, Rafard tem cerca de 350 alunos nas seis unidades de Educação Infantil. Como destaca a supervisora de Ensino, Márcia Valesin, novas unidades como a Creche “Adriana Maria Quagliato” são necessárias, considerando o crescimento da demanda.

Inaugurada em 2016, a creche passou a funcionar efetivamente em 2018. A creche foi projetada com acessibilidade total e amplos espaços, para propiciar múltiplas brincadeiras. O colorido parquinho, bem próximo da horta querida pelas crianças, é uma das atrações. O minijardim, montado utilizando-se pneus, dá um toque especial ao cenário.

Acessibilidade total na Creche “Adriana Maria Quagliato”

“As professoras e cuidadoras procuram fazer o melhor, pelo desenvolvimento infantil”, afirma a vice-diretora, Daniela Guilherme. “É muito gratificante, nós presenciamos o crescimento delas, em todos os sentidos, ao longo do ano”, diz a professora Pamela Basaglia.

Alunos da zona rural, na EM “Profª. Josefina Chiarini Borghesi”

O mesmo cuidado é verificado na Escola Municipal “Professora Josefina Chiarini Borghese”, onde funcionam salas de Educação Infantil. O diferencial nesta unidade é que todas as crianças da Educação Infantil são de famílias moradoras na zona rural.

“É preciso considerar essa realidade, a cultura que essas crianças já trazem”, afirma a diretora, Renata Lourenson. “As crianças viajam de ônibus, merecem um grande respeito”, completa a diretora.

Aprender brincando é lema na EM “Prof.Aurélio Sotto”

Salas de Educação Infantil também operam na Escola Municipal “Professor Aurélio Sotto”. Aprender brincando é o lema, como na turma da professora Natália Estanislau Oliveira. Uma das brincadeiras é a de estourar bexigas, com letras colocadas em cada uma delas. Quando aparece a letra, ela é associada ao nome de um aluno ou aluna e assim por diante, facilitando o aprendizado de forma divertida.

Brincadeiras também são constantes nas aulas da professora Luciana Pusch. Brincadeiras associadas a aprendizado, na escola que oferece primeiras noções de inglês e de informática para as crianças.

A psicopedagoga Monize Salvatti Scudero atende a todas as escolas de Rafard e ela assinala que uma das linhas de trabalho é no fortalecimento dos vínculos das famílias com o processo de ensino e aprendizado. Cuidado também com a inclusão das crianças especiais, que estão presentes em todas as escolas.

A diretora municipal de Educação de Rafard, Cristiane Pellegrini Rossi, nota que a participação do município no Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, acontece em ótimo momento para a rede municipal. “Está sendo um grande aprendizado, em termos de visão da Educação Infantil e da importância das brincadeiras”, comenta a diretora. “A parceria com o Fundo Juntos pela Educação tem sido muito positiva, possibilitando a participação e o envolvimento das gestoras, da equipe das escolas, dos pais e das crianças. A escuta das crianças foi muito importante para a visão da escola e a construção do PPP”, acrescenta a diretora.

Jardim e brinquedos coloridos na mais nova Creche Municipal

Posts Relacionados

Educação Infantil em Rio das Pedras: melhoria contínua nas escolas

Juntos Pela Educação

Voz das crianças foi valorizada no Programa Primeiro a Infância

Juntos Pela Educação

Encontro Regional debateu orçamento e Educação Infantil nos municípios

Juntos Pela Educação

Deixe um Comentário