Juntos pela Educação
Destaques

Educação Infantil em Rafard: melhorias constantes na rede

Crianças regam horta na Creche “Adriana Maria Quagliato” (Fotos José Pedro Martins)

Otávio, Manuela, Rafaela. Um a um os alunos de 4 a 5 anos vão regando a horta de alfacinha nos fundos da Creche Municipal “Adriana Maria Quagliato”. Com mais de 800 mil metros quadrados de área construída, a instituição erguida em convênio com o governo estadual é a mais nova unidade de Educação Infantil em Rafard, demonstrando a preocupação do município em buscar melhorias constantes na rede pública.

Município com pouco menos de 9 mil habitantes, nas projeções da Fundação Seade, Rafard tem cerca de 350 alunos nas seis unidades de Educação Infantil. Como destaca a supervisora de Ensino, Márcia Valesin, novas unidades como a Creche “Adriana Maria Quagliato” são necessárias, considerando o crescimento da demanda.

Inaugurada em 2016, a creche passou a funcionar efetivamente em 2018. A creche foi projetada com acessibilidade total e amplos espaços, para propiciar múltiplas brincadeiras. O colorido parquinho, bem próximo da horta querida pelas crianças, é uma das atrações. O minijardim, montado utilizando-se pneus, dá um toque especial ao cenário.

Acessibilidade total na Creche “Adriana Maria Quagliato”

“As professoras e cuidadoras procuram fazer o melhor, pelo desenvolvimento infantil”, afirma a vice-diretora, Daniela Guilherme. “É muito gratificante, nós presenciamos o crescimento delas, em todos os sentidos, ao longo do ano”, diz a professora Pamela Basaglia.

Alunos da zona rural, na EM “Profª. Josefina Chiarini Borghesi”

O mesmo cuidado é verificado na Escola Municipal “Professora Josefina Chiarini Borghese”, onde funcionam salas de Educação Infantil. O diferencial nesta unidade é que todas as crianças da Educação Infantil são de famílias moradoras na zona rural.

“É preciso considerar essa realidade, a cultura que essas crianças já trazem”, afirma a diretora, Renata Lourenson. “As crianças viajam de ônibus, merecem um grande respeito”, completa a diretora.

Aprender brincando é lema na EM “Prof.Aurélio Sotto”

Salas de Educação Infantil também operam na Escola Municipal “Professor Aurélio Sotto”. Aprender brincando é o lema, como na turma da professora Natália Estanislau Oliveira. Uma das brincadeiras é a de estourar bexigas, com letras colocadas em cada uma delas. Quando aparece a letra, ela é associada ao nome de um aluno ou aluna e assim por diante, facilitando o aprendizado de forma divertida.

Brincadeiras também são constantes nas aulas da professora Luciana Pusch. Brincadeiras associadas a aprendizado, na escola que oferece primeiras noções de inglês e de informática para as crianças.

A psicopedagoga Monize Salvatti Scudero atende a todas as escolas de Rafard e ela assinala que uma das linhas de trabalho é no fortalecimento dos vínculos das famílias com o processo de ensino e aprendizado. Cuidado também com a inclusão das crianças especiais, que estão presentes em todas as escolas.

A diretora municipal de Educação de Rafard, Cristiane Pellegrini Rossi, nota que a participação do município no Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, acontece em ótimo momento para a rede municipal. “Está sendo um grande aprendizado, em termos de visão da Educação Infantil e da importância das brincadeiras”, comenta a diretora. “A parceria com o Fundo Juntos pela Educação tem sido muito positiva, possibilitando a participação e o envolvimento das gestoras, da equipe das escolas, dos pais e das crianças. A escuta das crianças foi muito importante para a visão da escola e a construção do PPP”, acrescenta a diretora.

Jardim e brinquedos coloridos na mais nova Creche Municipal

Posts Relacionados

Fundo Juntos pela Educação soma 15 anos de programas inovadores

Juntos Pela Educação

Programa pela Educação Integral apoiou projetos em quatro estados

Juntos Pela Educação

Programa contribuiu para a Educação Infantil em Pernambuco

Juntos Pela Educação

Deixe um Comentário