Juntos pela Educação
Sem categoria

Encontro Regional vai debater Educação Infantil e Orçamento

Um dos encontros regionais do Programa Primeiro a Infância em Piracicaba (Foto José Pedro Martins)

A inclusão de demandas da Educação Infantil nas principais peças orçamentárias municipais é o tema do próximo encontro regional do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, no dia 22 de novembro, quinta-feira, em Piracicaba.

O encontro será realizado a partir das 8h30 no Hotel Antonio´s. Participarão do evento representantes dos seis municípios paulistas que integram a segunda edição do Programa Primeiro a Infância: Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho.

O Programa Primeiro a Infância tem o objetivo de contribuir para que os municípios parceiros qualifiquem de modo permanente as suas ações e estratégias na Educação Infantil, em conformidade com os respectivos Planos Municipais de Educação. A construção participativa do Projeto Político Pedagógico nas unidades de Educação Infantil é o fio condutor do Programa.

O primeiro ciclo do Programa, entre 2015 e 2017, foi implementado nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Como ocorreu no primeiro ciclo, no segundo ciclo os seis municípios parceiros trabalharam na construção do Marco Referencial (com a definição das concepções de Educação Infantil da visão de escola desejada pela comunidade escolar, segundo a legislação e as necessidades de cada local) e do diagnóstico (com o estudo da situação de cada escola, seu contexto, a realidade sociocultural e outros aspectos).

Em seguida, os municípios passaram a se dedicar à elaboração do Plano de Ação, com as demandas e prioridades apontadas pela comunidade de cada uma das unidades de Educação Infantil nos seis municípios paulistas.

O planejamento da execução das prioridades apontadas pelas escolas, no contexto dos programas constantes das leis orçamentárias municipais, é o tema do encontro regional do dia 22 de novembro em Piracicaba.

O evento terá a participação, como expositor, do especialista em orçamento Paulo de Tarso Côrte. Graduado em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo, ele é  Consultor sênior da Administração Pública nas áreas de planejamento Estratégico Situacional e Gestão Pública Municipal.

 No encontro de Piracicaba, Côrte irá comentar sobre as principais peças orçamentárias municipais, que são o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). São estas as características dessas peças orçamentárias, fundamentais para a aplicação e gestão dos recursos públicos nos municípios brasileiros:

Plano Plurianual (PPA):
Estabelece metas e prioridades para 4 anos.

Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO):
Estabelece metas e prioridades para o ano seguinte.

Lei Orçamentária Anual (LOA):
Estabelece os custos das ações para o ano seguinte.

Posts Relacionados

Fundo Juntos pela Educação celebra 15 anos de iniciativas inovadoras

Juntos Pela Educação

Após cinco anos, metas do PNE estão longe de serem cumpridas

Juntos Pela Educação

Educação Infantil em Saltinho na busca permanente da qualidade

Juntos Pela Educação

Deixe um Comentário