Juntos pela Educação
Destaques Principal

Vídeos de Seminário sobre Gestão Integral na Infância estão disponíveis

Vídeos de Seminário sobre Gestão Integral na Infância estão disponíveis (Foto Reprodução)

Estão disponíveis para acesso no Youtube os vídeos com o conteúdo das palestras e debates realizados por ocasião do Seminário Gestão Integral e Integralidade da Infância: Caminhos para a Educação Infantil. O evento foi realizado no dia 12 de abril deste ano, em São Paulo, pelo Fundo Juntos pela Educação, composto pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. Participaram mais de 100 pessoas, entre educadores, gestores e pesquisadores em infância e educação infantil.

A organização do seminário, realizado no Espaço Transatlântico, esteve a cargo da Oficina Municipal, contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para a implementação do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade.

 Os vídeos contemplam todo o conteúdo do seminário, que foi aberto pela coordenadora de programas e projetos socioeducativos do Instituto Arcor, Milena Drigo Azal, e pela gerente de Educação do Instituto C&A, Patrícia Lacerda.

Na primeira mesa de debates, a fundadora e diretora da organização Avante, de Salvador (BA), Maria Thereza Marcílio, afirmou que a integralidade da infância começa a ser respeitada quando se considera que a criança é um sujeito de direitos, é uma cidadã desde a sua vinda ao mundo. “Se acreditamos que os direitos humanos são inerentes então as crianças têm direitos. Os direitos não são uma doação dos adultos para elas. Eles estão presentes desde o nascimento”, afirmou, citando a educadora Ellen Hall, fundadora da Boulder Journey School e recentemente falecida.

Na mesma mesa de debates, Janine Schultz, então coordenadora do Programa de Educação Infantil do Instituto C&A, comentou como a Educação Infantil foi tratada na Base Nacional Comum Curricular, que tinha entrado em vigor naqueles dias. Ela lembrou que a construção da BNCC foi caracterizada por um processo envolvendo vários marcos legais, desde a Constituição de 1988 até a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, e o Plano Nacional de Educação, de 2014.

Janine Schultz destacou os Direitos de Aprendizagem inscritos na BNCC, no âmbito da Educação Infantil: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se. Para que esses direitos sejam assegurados, foram indicados os Campos de Experiências, que a que a Educação Infantil deve contemplar: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

O seminário também contou com uma exposição de Javier Rodriguez, da Fundação Arcor da Argentina, sobre “Espaço, local, educação infantil e proteção dos direitos das crianças”. A exposição teve como norte a Convenção sobre os Direitos da Criança, aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 20 de novembro de 1989 – a Convenção está próxima, portanto, de completar 30 anos de vigência.

A segunda e última mesa de debates do seminário foi encerrada com o relato de uma experiência concreta, no marco do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação.  A coordenadora de Educação Infantil de Camaragibe (PE), Edilma Luz, resumiu como foi a implementação do Programa em seu município, entre 2015 e 2017. Também esteve presente o secretário municipal de Educação de Camaragibe, Denivaldo Freire Bastos.

Toda a riqueza de conteúdo do seminário pode ser visitada clicando aqui.

Posts Relacionados

Educação Infantil em Rio das Pedras: melhoria contínua nas escolas

Juntos Pela Educação

Voz das crianças foi valorizada no Programa Primeiro a Infância

Juntos Pela Educação

Encontro Regional debateu orçamento e Educação Infantil nos municípios

Juntos Pela Educação

Deixe um Comentário