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Programa Primeiro a Infância discute monitoramento das ações em fevereiro

Atividade em unidade de Educação Infantil em Mombuca (Foto Fundo Juntos pela Educação)

O Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, fará seu próximo encontro regional no dia 18 de fevereiro, em Piracicaba. Estará em discussão a ferramenta de monitoramento da implementação dos Planos de Ação incluídos no Projeto Político Pedagógico (PPP) produzido pelas unidades de Educação Infantil nos seis municípios parceiros.

Este será o último encontro regional antes da finalização do Programa Primeiro a Infância, que ocorrerá com um seminário no dia 26 de março, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no complexo do Engenho Central, em Piracicaba. Participarão do encontro regional, no Hotel Antonio’s, membros das equipes gestoras de Educação Infantil de Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho.

Como explica Oneide Ferraz Alves, coordenadora técnica do Programa, pela Oficina Municipal, a ferramenta de monitoramento já é aplicada nos três municípios pernambucanos que participaram do primeiro ciclo da iniciativa: Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

“A ferramenta vai permitir que as equipes gestoras de Educação Infantil dos seis municípios acompanhem a execução dos Planos de Ação contidos no PPP de cada unidade. A planilha indicará as ações que são de responsabilidade da respectiva Secretaria ou Diretoria Municipal de Educação ou da própria unidade escolar, considerando várias dimensões, como infraestrutura e formação de educadores”, comenta Oneide.

A Oficina Municipal foi contratada pelo Fundo Juntos pela Educação para a implementação do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, tanto no primeiro ciclo, em Pernambuco, entre 2015 e 2017, como no segundo, nos seis municípios paulistas, entre 2018 e março de 2019.

O fio condutor do Programa, nos dois ciclos, foi a formulação ou reelaboração do Projeto Político Pedagógico de cada unidade de Educação Infantil nos municípios parceiros, em sintonia com os respectivos Planos Municipais de Educação. “Foi um processo participativo, dando voz para as próprias crianças, para os educadores, as equipes gestoras e comunidade escolar em geral”, completa Oneide Ferraz Alves.

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