Juntos pela Educação
Destaques Principal

Seminário Final do Programa Primeiro a Infância debate participação social

Crianças em escola de Saltinho, na leitura do mundo (Foto José Pedro Martins/Fundo Juntos pela Educação)

A participação social foi um dos ingredientes fundamentais do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, entre os anos de 2015 e início de 2019. Pois este será o tema do seminário de encerramento do Programa, no dia 26 de março, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, em Piracicaba.

Participarão do evento cerca de 300 educadores e gestores dos seis municípios parceiros do Programa Primeiro a Infância: Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. O seminário também será aberto aos eventuais interessados. Inscrições no link: https://bit.ly/2Izj5c6

O Programa Primeiro a Infância -Educação Infantil como Prioridade é uma iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, composto pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O objetivo do Programa é contribuir com a qualificação da Educação Infantil nos municípios parceiros, em sintonia com os respectivos Planos Municipais de Educação.

O primeiro ciclo do Programa foi desenvolvido entre 2015 e 2017, nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Com os conhecimentos acumulados, foi implementado ao longo de 2018 e início de 2019 o segundo ciclo, nos seis municípios paulistas da região de Piracicaba e Rio das Pedras, onde está localizada uma das cinco plantas da Arcor no Brasil.

Nos dois ciclos a Oficina Municipal foi responsável pela coordenação e execução do Programa, com a promoção de encontros regionais dos seis municípios, oficinas de formação e visitas técnicas a cada um desses municípios. O propósito era a capacitação das equipes gestoras de Educação Infantil de cada município, de modo a promover nas escolas municipais a elaboração ou reformulação do Plano Político Pedagógico de forma participativa, envolvendo a toda a comunidade escolar: gestores, professores, demais colaboradores da escola, pais e as próprias crianças.

A participação social, portanto, sempre foi um ponto forte do Programa Primeiro a Infância. Os aprendizados do Programa nesse campo serão discutidos no seminário de encerramento, no dia 26 de março, que contará com a participação como conferencista de Ana Elisa Pereira Flaquer de Siqueira. Ela é a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, localizada no Butantã, em São Paulo. Sob a liderança de sua diretora, a escola tem sido uma referência na mobilização da comunidade pelo aprimoramento permanente do processo de ensino e aprendizagem.

É esta experiência que estará em discussão no seminário em Piracicaba, que terá ainda a exposição, pelos seis municípios, das suas experiências próprias na construção ou reelaboração de Projetos Político Pedagógicos de forma participativa, reforçando a gestão democrática nas unidades.

Posts Relacionados

Fundo Juntos pela Educação soma 15 anos de programas inovadores

Juntos Pela Educação

Programa pela Educação Integral apoiou projetos em quatro estados

Juntos Pela Educação

Programa contribuiu para a Educação Infantil em Pernambuco

Juntos Pela Educação

Deixe um Comentário