Juntos pela Educação
Destaques Principal

Seminário Final do Programa Primeiro a Infância debate participação social

Crianças em escola de Saltinho, na leitura do mundo (Foto José Pedro Martins/Fundo Juntos pela Educação)

A participação social foi um dos ingredientes fundamentais do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação, entre os anos de 2015 e início de 2019. Pois este será o tema do seminário de encerramento do Programa, no dia 26 de março, no Teatro Municipal Erotides de Campos, no Engenho Central, em Piracicaba.

Participarão do evento cerca de 300 educadores e gestores dos seis municípios parceiros do Programa Primeiro a Infância: Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. O seminário também será aberto aos eventuais interessados. Inscrições no link: https://bit.ly/2Izj5c6

O Programa Primeiro a Infância -Educação Infantil como Prioridade é uma iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, composto pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O objetivo do Programa é contribuir com a qualificação da Educação Infantil nos municípios parceiros, em sintonia com os respectivos Planos Municipais de Educação.

O primeiro ciclo do Programa foi desenvolvido entre 2015 e 2017, nos municípios pernambucanos de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Com os conhecimentos acumulados, foi implementado ao longo de 2018 e início de 2019 o segundo ciclo, nos seis municípios paulistas da região de Piracicaba e Rio das Pedras, onde está localizada uma das cinco plantas da Arcor no Brasil.

Nos dois ciclos a Oficina Municipal foi responsável pela coordenação e execução do Programa, com a promoção de encontros regionais dos seis municípios, oficinas de formação e visitas técnicas a cada um desses municípios. O propósito era a capacitação das equipes gestoras de Educação Infantil de cada município, de modo a promover nas escolas municipais a elaboração ou reformulação do Plano Político Pedagógico de forma participativa, envolvendo a toda a comunidade escolar: gestores, professores, demais colaboradores da escola, pais e as próprias crianças.

A participação social, portanto, sempre foi um ponto forte do Programa Primeiro a Infância. Os aprendizados do Programa nesse campo serão discutidos no seminário de encerramento, no dia 26 de março, que contará com a participação como conferencista de Ana Elisa Pereira Flaquer de Siqueira. Ela é a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, localizada no Butantã, em São Paulo. Sob a liderança de sua diretora, a escola tem sido uma referência na mobilização da comunidade pelo aprimoramento permanente do processo de ensino e aprendizagem.

É esta experiência que estará em discussão no seminário em Piracicaba, que terá ainda a exposição, pelos seis municípios, das suas experiências próprias na construção ou reelaboração de Projetos Político Pedagógicos de forma participativa, reforçando a gestão democrática nas unidades.

Posts Relacionados

A participação das famílias na construção do PPP das escolas

Juntos Pela Educação

Programa Primeiro a Infância: A criança no centro da agenda

Juntos Pela Educação

Último Encontro Regional discute monitoramento e avaliação no PPP

Juntos Pela Educação

Deixe um Comentário