Juntos pela Educação
Destaques Principal

Seminário sobre participação social encerrou Programa Primeiro a Infância

Gestoras de Rio das Pedras contaram experiência do município (Fotos Divulgação)

O Seminário Participação Social na Educação Infantil encerrou no último dia 26 de março o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, do Fundo Juntos pela Educação. Mais de 300 educadores dos seis municípios parceiros, estudantes e convidados participaram do evento, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, em Piracicaba.

A gestora do Instituto Arcor, Thais Cassano de Castro, abriu o Seminário, destacando a parceria com seis municípios da região de Piracicaba, no segundo ciclo do Programa: Capivari, Mombuca, Monte Mor, Rafard, Rio das Pedras e Saltinho. Ela destacou que o Programa está em sintonia com a missão do Instituto Arcor, de contribuir para oportunidades iguais para todos, através da Educação.

Grande presença de público no seminário

Também estiveram presentes secretárias e diretoras de Educação de vários municípios parceiros. O vice-diretor da Oficina Municipal, Gustavo Adolfo Santos, destacou o empenho das equipes das Secretarias e Diretorias Municipais de Educação dos seis municípios e a sua abertura para a troca de informações e experiências, visando construir e consolidar políticas públicas para uma Educação Infantil de qualidade.

A conferência de abertura do Seminário em Piracicaba esteve a cargo de Ana Elisa Pereira Flaquer de Siqueira. Ela é a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima, localizada no Butantã, em São Paulo. Sob a liderança de sua diretora, a escola tem sido uma referência na mobilização da comunidade pelo aprimoramento permanente do processo de ensino e aprendizagem.

Após a conferência de abertura, o Seminário no Teatro Erotides de Campos teve continuidade com a apresentação das experiências dos municípios parceiros, em pouco mais de um ano do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade. Cada município comentou uma fase da iniciativa ou do processo de construção participativa do Projeto Político Pedagógico, eixo central do Programa.

Coordenadora técnica do Programa Primeiro a Infância, pela Oficina Municipal, contratada pelo Fundo Juntos pela Educação, Oneide Ferraz Alves, pediu no encerramento do Seminário que as gestoras e educadoras do seis municípios parceiros continuem empenhadas na mobilização das comunidades locais pela Educação Infantil de qualidade, tendo o PPP como instrumento catalisador.

Posts Relacionados

Relação das redes com as escolas, por Capivari, Saltinho e Rio das Pedras

Juntos Pela Educação

Rafard e Mombuca relataram escuta das crianças e famílias na construção do PPP

Juntos Pela Educação

O exemplo de participação da Escola Amorim Lima, de São Paulo

Juntos Pela Educação

Deixe um Comentário