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Programa contribuiu para a Educação Infantil em Pernambuco

Educadores de Pernambuco participaram de seminário final em Olinda (Foto Fundo Juntos pela Educação)

Em 2014, nos dez anos do Fundo Juntos pela Educação, os parceiros Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A discutiram e organizaram uma nova iniciativa e a escolha foi pela atuação na área da Educação Infantil. É o segmento do sistema educacional brasileiro com menor visibilidade e investimentos, mas com enorme impacto social em termos do desenvolvimento integral.

O Fundo Juntos pela Educação lançou então o Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade. Foram escolhidos os municípios de Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe e São Lourenço da Mata para a implementação do novo Programa. Os indicadores socioeducacionais nos três municípios foram determinantes para a escolha.

A intenção era contribuir com a educação infantil de qualidade nos três municípios, em sintonia com os respetivos Planos Municipais de Educação. Houve a coincidência importante de que em 2015, ano de início do Programa Primeiro a Infância, estavam sendo construídos ou refeitos os Planos Municipais de Educação em todo Brasil, em decorrência do Plano Nacional de Educação que entrou em vigor em junho de 2014. Os novos Planos Municipais de Educação dos três municípios parceiros já foram elaborados, então, com as contribuições do Programa Primeiro a Infância.

O Fundo Juntos pela Educação contratou a Oficina Municipal, de São Paulo, para a organização e implementação técnica do Programa Primeiro a Infância. Este primeiro ciclo do Programa Primeiro a Infância foi executado entre 2015 e 2017, nos três municípios pernambucanos. Foram vários encontros regionais e visitas técnicas às equipes de Educação Infantil das respectivas Secretarias Municipais de Educação, na preparação para a execução dos princípios do Programa.

A estratégia central foi utilizar como fio condutor a elaboração ou reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das unidades de educação infantil. Foi empregada uma metodologia participativa, para tornar o PPP de cada escola um processo dinâmico que resultasse no  envolvimento de toda a comunidade escolar no cotidiano da unidade.

Eram três fases observadas para a construção ou reconstrução do PPP:

1. Construção do marco referencial (estudo da legislação, debate de conceitos e indicativos da escola que se imaginava);

2. Elaboração do diagnóstico (ouvindo-se todos os envolvidos na comunidade escolar, com ênfase na escuta das crianças);

3. Formulação do Plano de Ação, com as prioridades para execução em um período de dois anos.

Os PPPs eram então encaminhados para validação nas respectivas Secretarias Municipais de Educação. Prioridades eram elencadas no Plano Plurianual e Plano Orçamentário dos Municípios.

Conquistas obtidas – Foram várias as conquistas obtidas em quase três anos de Programa Primeiro a Infância em Pernambuco.  De forma geral, o Programa significou a maior participação da comunidade na vida das escolas, o fortalecimento das equipes municipais de Educação Infantil e a melhor preparação para os desafios representados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área da Educação Infantil.

Também foram celebradas conquistas específicas, como a da professora Aldeci Pereira dos Santos, do Centro Municipal de Educação Infantil Judith Maria Brasil da Rocha, de Camaragibe. Ela foi a vencedora na Categoria Creche, na etapa de Pernambuco, do  11º Prêmio Professores do Brasil 2018, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) com apoio de várias organizações, como a representação da Unesco, Itaú Social, Undime e Organização dos Estados Iberoamericanos (OEI).

A professora Aldeci ganhou com o Projeto “Tem que comer para gostar”, resultado das ações em sala de aula relacionadas à alimentação saudável, e incluídas no Plano de Ação do PPP da escola. De fato, como nota a diretora do CMEI Judith Maria Brasil da Rocha, Ana Cláudia Xavier da Silva, a inserção das frutas, de maneira lúdica e prazerosa, entre os hábitos alimentares das crianças é uma das metas do Plano de Ação construído no âmbito do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, resultado, por sua vez, da participação da unidade no Programa Primeiro a Infância, do Fundo Juntos pela Educação.

Em Camaragibe, a implementação do Plano de Ação dos PPPs construídos de forma coletiva nas unidades de Educação Infantil é acompanhada por um Conselho Gestor e em encontros mensais da Secretaria Municipal de Educação com as escolas. Dinâmica estruturada ao longo do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade.

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